Gravador USBasp AVR com ATMega328P
Hoje vou falar de uma placa para quem gosta de “escovar bits”, como se dizia (não tão) antigamente: o Gravador USBasp AVR .
Este gravador, como o próprio nome diz, é utilizado para programar microcontroladores Atmel AVR. É composto por uma pequena placa, com conector USB, um ATMega8 e mais uns poucos componentes, utilizando um driver genérico para comunicação com o computador. Abaixo, o gravador que eu usei para criar este post:
O gravador USBasp permite a programação de microcontroladores em baixo nível, inclusive mexendo na configuração de fuse bits, lock bits, clock e outras configurações que podem otimizar o desempenho do seu microcontrolador… ou travá-lo. Sim, nos testes eu consegui “travar” uns 2 microcontroladores, mas pretendo recuperá-los em breve. Portanto, tenha cuidado ao mexer nas configurações mais avançadas. 🙂
Hoje, vou utilizar o USBasp para programar o ATmega328P. Existem vários tutoriais na internet sobre como utilizar o USBasp para programar esse microcontrolador usando o próprio Arduino Uno, mas o que este tutorial vai mostrar é como programar diretamente o microcontrolador, utilizando um programa gerado na IDE do Arduino.
Como esse tutorial é um pouco extenso, vou separá-lo em seções. Vamos aos passos:
- Instalação do USBasp e seus drivers
- Criação do programa na IDE do Arduino
- Geração do arquivo HEX à partir do programa criado na IDE
- Instalação do programa Extreme Burner AVR para gravação do Microcontrolador
- Ligação do gravador USBAsp AVR no ATMEGA328P
- Gravar no ATMEGA328P o programa HEX gerado no passo 3
- Teste do ATMEGA328P no Arduino Uno
Material a ser utilizado:
- 3 leds, de preferência de cores diferentes
- 3 Resistores de 330 ohms ou valores compatíveis com os leds
- 1 Chip ATmega328P
- 1 Módulo Gravador AVR USBasp
1 – Instalação do gravador USBasp e seus drivers
O procedimento abaixo foi testado no Windows 7 (64 bits) com Service Pack 1, e também no Windows XP, logo não deve apresentar problemas nas demais versões do Windows. Para Linux e MacOS, não há necessidade de drivers.
O gravador USBasp pode ser conectado diretamente na porta USB do computador, porém, antes de plugar o dispositivo, recomendo o download do driver , nesse link:
http://www.fischl.de/usbasp/usbasp-windriver.2011-05-28.zip
Descompacte o arquivo e será gerada uma pasta chamada usbasp-windriver.2011-05-28. Plugue o USBasp e, após o dispositivo ser detectado pelo Windows, escolha “PROCURAR SOFTWARE DE DRIVER NO COMPUTADOR”. Indique a pasta que foi descompactada e o driver será instalado automaticamente. No painel de controle do seu computador, em GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS, será mostrado um novo dispositivo chamado USBasp:
2 – Criação do programa na IDE do Arduino
Carregue este programa exemplo no Arduino, que acende e apaga 3 leds em sequencia, com intervalos de 1 segundo:
// Programa : Teste USBasp // Autor : Arduino e Cia int pinoledvermelho =3; int pinoledverde = 4; int pinoledamarelo = 5; void setup() { pinMode(pinoledvermelho, OUTPUT); pinMode(pinoledverde, OUTPUT); pinMode(pinoledamarelo, OUTPUT); } void loop() { digitalWrite(pinoledvermelho, HIGH); delay(1000); digitalWrite(pinoledvermelho, LOW); digitalWrite(pinoledverde, HIGH); delay(1000); digitalWrite(pinoledverde, LOW); digitalWrite(pinoledamarelo, HIGH); delay(1000); digitalWrite(pinoledamarelo, LOW); delay(1000); }
3 – Geração do arquivo HEX à partir do programa criado na IDE
O programa que vamos utilizar para gravar o microcontrolador, o Extreme Burner AVR, não aceita, por exemplo, que um arquivo .INO seja carregado diretamente e gravado no microcontrolador. Para isso, será necessário gerar um arquivo com extensão HEX (formato hexadecimal). Esse arquivo HEX, por sua vez, será convertido pelo Extreme Burner para 0s e 1s, ou seja, o formato que o microcontrolador “entende”.
Por padrão, esse arquivo HEX não é criado quando você compila um programa na IDE, mas com uma pequena mudança na configuração da IDE, podemos gerar esse arquivo no computador.
Entre na IDE do Arduino, em ARQUIVO, depois em PREFERÊNCIAS:
Escolha EXIBIR MODO VERBOSO, conforme destacado:
Clique em OK e volte para a IDE, compilando o programa. Na parte inferior da janela, serão exibidas várias informações, e nas últimas linhas, o local em que o programa gerou o arquivo HEX. Note que no seu computador esse caminho provavelmente será diferente:
Anote/copie essa informação sobre o local do arquivo, pois ela será utilizada daqui a pouco.
4 – Instalação do programa Extreme Burner AVR para gravação do microcontrolador
Essa parte vai dar um pouco mais de trabalho, pois exige a mudança de alguns arquivos de configuração, já que o programa Extreme Burner AVR não possui o microcontrolador ATmega328P em sua lista de chips, e precisaremos inserí-lo manualmente. O programa pode ser baixado nesse link e tem versões para Windows e Linux. Nos meus testes usei a versão 1.4.2 do programa.
A instalação é bem simples. Execute o arquivo extreme_burner_avr_v1.4.2_setup.exe (ou a versão que você baixou), confira as informações sobre a pasta de instalação e criação de ícones no desktop, e o programa será instalado. Ignore a instalação do driver no final do processo, mantendo o driver do USBasp que você instalou no passo 1.
Depois de instalado, precisamos adicionar o chip ATmega328P à lista de chips suportados pelo Exreme Burner. Para isso, vá até a pasta de instalação, normalmente em C:Program FilesExtreme Burner -AVRData, e abra o arquivo chips.xml. Pode ser usado o próprio notepad para isso, mas certifique-se que você tem as permissões de administrador para abrir o arquivo.
No final do arquivo chips.xml, insira as seguintes linhas :
<CHIP>
<NAME>ATmega328P</NAME>
<FLASH>32768</FLASH>
<EEPROM>1024</EEPROM>
<SIG>0x000F951E</SIG>
<PAGE>128</PAGE>
<LFUSE layout=”2″>YES</LFUSE>
<HFUSE layout=”5″>YES</HFUSE>
<EFUSE layout=”4″>YES</EFUSE>
<LOCK>YES</LOCK>
<CALIB>YES</CALIB>
<PLACEMENT>.ImagesPlacementsZIF_DIP_40.bmp</PLACEMENT>
</CHIP>
Seu arquivo chips.xml deve ficar mais ou menos assim, com a alteração em destaque:
Salve o arquivo e abra o Extreme Burner. Na aba CHIP, certifique-se que o controlador ATmega328P aparece no final da lista:
5 – Ligação do gravador USBasp AVR no microcontrolador
Hora de ligarmos o USBasp no microcontrolador que será programado. Com o USBasp desplugado da USB, efetue as seguintes conexões, seguindo o esquema de ligação:
Esta configuração está de acordo com a pinagem da placa que estou usando, e o seu módulo pode ser um pouco diferente, mas basta seguir o esquema de ligação acima. Fique atento à tensão de alimentação do microcontrolador (pino VCC do USBasp), que no meu caso é 5v, mas em outros módulos USBasp pode ser configurado para 3.3 ou 5v.
6 – Gravar no ATmega o programa HEX gerado no passo 3
Com o programa HEX gerado, o caminho do arquivo anotado e as ligações ao microcontrolador conferidas e reconferidas, vamos à gravação. Conecte o USBasp na porta USB do seu computador, abra o Extreme Burner, e clique em OPEN, no lado esquerdo da tela….
… e vá até a pasta que você anotou no passo 3, abrindo o arquivo HEX:
Clique em OPEN e, na parte superior da janela do programa, será mostrado o caminho do arquivo HEX que foi carregado:
Para finalizar, no menu WRITE, escolha FLASH, e aguarde o final do processo de gravação, que deve mostrar uma tela como essa :
7 – Teste do ATmega328P gravado
Para testar o ATmega328P que foi gravado, simplesmente coloque o chip no Arduino UNO, montando o seguinte circuito :
Desta maneira, o programa que foi criado no passo 1 será executado continuamente. Você não precisa necessariamente de uma placa do Arduino para testar. Também é possível montar o circuito externamente, com alguns componentes como cristal, capacitores e resistores.
Note que o chip que foi gravado contém apenas o programa do Arduino, sem o bootloader. Ou seja, se você tentar programar o Arduino UNO com este chip que foi gravado pelo Extreme Burner, não vai conseguir. Outro detalhe é que você pode apagar e reprogramar o chip quantas vezes quiser, usando as funções do Extreme Burner.
Isso é útil quando você precisa de um chip dedicado para o seu projeto, ou então existe a necessidade de gravar microcontroladores em série. Inclusive o USBasp funciona com uma grande variedade de controladores, como você pode ver na tabela abaixo:
Este foi apenas um exemplo de utilização, pois como comentei no início do post as opções de programação são as mais variadas possíveis. Reforço que deve-se tomar cuidado nas configurações avançadas, evitando danificar/travar o microcontrolador, ok ?
Gostou? Veja também o post Como gravar o bootloader do ATMega328 usando Arduino Uno.
Boa noite, e se caso não reconhecer esse drive, o que pode ser ..
Boa tarde. Você está usando o mesmo gravador mencionado no artigo ?
Como que grava o Bootloader a partir desse gravador? Você teria algum site mostrando como mudar os Fuses? Obrigado.
Ainda não tenho essas informações, mas vou dar uma olhada no assunto e criar um post sobre isso. Abraço.
Grande, parece que a velocidade do Crystal esta errada, o arduino está super lerdo…
Bom dia, eu segui exatamente os passos desse tutorial, e funcionou sem problemas, tanto que o ATMega que estou usando no meu Arduino Uno atualmente é esse que gravei nos testes.
De qualquer forma, vou tentar repetir o procedimento para ver se não esqueci de algum passo.
Abraço e obrigado !
Boa Tarde, o que você esqueceu de passar no seu passo a passo, é que o FUSES para o ARDUINO (gravação do Atmega328P), tem que ser exatamente essas:
LOW FUSE: FF
HIGH FUSE: DE
EXTENDED FUSE: FD
Outra coisa, eu travei um chip também aqui brincando com os fuses, o único modo de destrava-los é comprando um gravador chamado AVISP MKII que custa 100 reais aproximadamente, esse nosso gravador ele precisa que o Chip leia e responda o que você vai gravar, esse MKII ele parece que joga direto no bit de memória, ou algo assim, vi em um forum americano.
O site para os fuses é esse aqui: http://www.codingwithcody.com/2011/04/arduino-default-fuse-settings/
Tem todos os fuse dos arduinos para uma gravação direta e assim barrar o código.
Para gravar o bootloader é só colocar o Atmega328 e pela IDE do arduino escolher o gravador como sendo o USBASP e clicar em gravar Bootloader, que ele grava pela própria IDE (lembrar de só ligar a IDE com o USBASP conectado já na máquina, para ele reconhecer).
Obirgado pela explicação, espero ter ajudado no que descobri (passei a madrugada brincando com isso).
Abraço.
Bruno
Boa noite Gaijin !!!
Falou tudo. rs. Eu ainda não tive tempo de reproduzir, mas vou experimentar essa configuração e atualizo o post.
Você falou em destravar, e eu consegui destravar um dos chips, utilizando o próprio Arduino como "clock". Mas…. eu só consegui uma vez. Fiz o procedimento e depois não consegui repetir. rs. Vou tentar de novo até descobrir.
Agradeço muito a sua contribuição. Grande abraço !
Prezado Bruno, como seria isto de gravar os fuses para o atemega328p? Tem que marcar em cada item Write e depois clicar no botão WRITE do lado do Read All ? Preciso fazer sempre isto antes de gravar qualquer programa que foi convertido para Hex?
Paulo
Fala Dr. Paulo.
Eu faço assim, seleciono os 4 Write dos fuses (FF , DE , 05 , FF) e depois clico em WRITE – ALL, ele gera um erro falando que não consegue ler (o que ta certo uma vez que bloqueamos a eeprom) e ele grava. Qualquer dúvida me avisa. Abraço
Boa noite, com esse gravador eu consigo gravar um sketch no chip atmega ou só o bootloader mesmo, isso sem o uso da placa do arduino.
Abraços e obrigado !
Bom dia Wilson,
Você consegue gravar tanto o sketch como o bootloader.
Abraço !
Boa tarde comprei um ,mas não tá reconhecendo no Windows 8 ,será defeito do produto ? o meu é igual a da foto ..
Boa tarde Milton,
Creio que não seja nada relacionado ao produto. Olhando a página de downloads do driver, achei esse artigo com todos os detalhes para instalação no Windows 8 :
http://letsmakerobots.com/node/36841
Espero ter ajudado. Depois nos conte se funcionou, por favor.
Abraço !
Como posso usar um conversor USB/serial para no lugar ?
Atenciosamente Jansen
Boa noite. Você quer usar o conversor USB/Serial para gravar diretamente o sketch no ATMega ?
Olá ótimo artigo, eu preciso gravar um atmega 644P mas não tem na lista do extreme burner.
Boa tarde,
Realmente não tem na lista, e eu não achei nenhum XML "confiável" para configurar o 644P dentro do ExtremeBurner.
Uma opção é utilizar o Khazama, que funciona em conjunto com o AvrDude :
http://khazama.com/project/programmer/
Abraço !
Bom Dia tentei gravar khazama e o usbasm e da um erro de click e quando abre a tela para definição do click e dos fuses a tela fica em branco, na relação de microcontrolador do usbasp tem atmega644p mas estou com duvida se ele suportasse esse tipo de microcontrolador
Grato Silvio Cavalcante
Boa noite,
como faço pra gravar um atmega32 usando o arduino como gravador?
E como seria a ligação do arduino como o atmega32?
grato
Boa tarde,
Os pinos correspondentes no Atmega32 são :
MOSI – Pino 6
RST – Pino 9
SCK – Pino 8
MISO – Pino 7
Vcc – Pino 10
GND – Pino 11
Segui o esquema de pinagem que consta nessa imagem : http://cdn.instructables.com/F08/6E6I/HI3TWME1/F086E6IHI3TWME1.MEDIUM.jpg
Eu não tenho um ATmega32 para fazer o teste, mas teoricamente basta você seguir o esquema do post e fazer a ligação conforme os pinos que eu mencionei acima.
Abraço !
Ola bom dia doa tarde e boanoite (não ei quando sera lido) por favor uma informação eu chequei ate aqui pelo link de compra do gravador como seria a pinagen dele no 32u4(pro micro) teria a possibilidade de regravar o boot loader ? existe xml para ele e qual a pinagem
estou perguntando pois vis este tutorial da spark fun para resolver o meu problema e não sei se coresponde ao mesmo com este gravador https://forum.sparkfun.com/viewtopic.php?t=31955 poderia me ajudar
Oi Cezar,
Blz? Olha, eu nunca programei o 32u4 com este AVR mas olhando os dois gravadores vejo que os dois utilizam a interface ISP para gravação, logo o esquema de ligação seria o mesmo.
O que não posso afirmar é que os programas e bibliotecas que eles disponibilizam irão funcionar neste gravador USBasp “genérico”.
Abraço!
Adilson
Ola muito obrigado realmente funcionou
porem tive que seguir os seguintes passo para funcionar direito
1 – instalação do drive correto no windows 10
https://www.youtube.com/watch?v=OHOnxpph0sM
2 – https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwj-vOPwlPLnAhUYDbkGHY4uBSEQFjACegQICxAH&url=http%3A%2F%2Fmarchanjo.blogspot.com%2F2015%2F03%2Fatualizacao-do-bootloader-da-pro-micro.html&usg=AOvVaw1aLt–bwyC1iUnZKGJ96mU
3 – recebi um erro durante a tentativa também onde o bootloader não subia erra mal contato nas conexão gera um erro genérico que e difícil de entender aconselho usar os melhores conectores que tiver e fazer um teste de continuidade neles
Olá , eu gostaria de adicionar o ATMEGA644p , como eu procedo?
Boa tarde Ilgner,
Boa tarde,
O ATMega644p não tem na lista do Extreme Burner, e eu não achei nenhum XML para configurar o 644P dentro dele.
Uma opção é utilizar o Khazama, que funciona em conjunto com o AvrDude :
http://khazama.com/project/programmer/
Abraço !
Por acaso você sabe como travar o chip contra leitura utilizando o eXtreme burner AVR.
Boa noite,
Por favor dê uma olhada nos outros comentários. Acho que o usuário GAIJIN tem um link para o que você precisa.
Abraço !
Poderiam am me informar aonde consigo comprar este gravador, uma vez que na Filipeflp está esgotado.
Boa tarde,
O gravador já está à venda novamente na FILIPEFLOP.
Abraço !
Olá! Gostaria de saber se tem como usar a IDE de gravação do arduino ao invés do eXtreme burner AVR, para gravar os fontes no atmega328P?
Boa noite,
Sem ter um Arduino ? Não sei se é possível.. Mas nesse caso, acho que o mais barato é comprar um Arduino Uno e fazer a gravação.
Abraço !
Na verdade gostaria de usar o gravador USBasp AVR, porém com a idé do arduino, assim não precisaria copiar o hexa para o eXtreme burner AVR.
Boa tarde, procedi esse tutorial a risca e o mesmo não funcionou o blink, e não está aceitando nenhum codigo para compilar, dando timeout no avrdude.
Uso mega 2650 poderiam me ajudar?
Boa tarde Pedro,
Que erro está apresentando ?
bom dia
Esse código hexa gerado roda em um chip sem bootloader ?
não grava o mega 2560 ?
Boa noite Donizeti,
Interessante a sua pergunta. Não cheguei a testar dessa maneira, mas acredito que não.
Abraço !
Bacana o tutorial, uma dúvida, fala que ele é compatível com o AT89S52, porém conecto ele ao uC e o programa não reconhece, me parece que tem que gravar outra firmware no Usbasp para reconhecer, sabe como devo proceder? Obrigado.
Boa noite,
Eu ainda não tive a oportunidade de fazer isso, mas esse tutorial pode te dar um ponto de partida: http://www.rogerclark.net/updating-firmware-on-usbasp-bought-from-ebay/
Abraço!
Olá tudo bem,
Poderia me dar uma ajuda.
Estou com problema para fazer com que meu micro reconhece minha programadora avr que é a citada nesse tópico. Quando espeto a programadora na USB do micro, reconhece como Dispositivo de interface humana e não consigo instalar um drive para que ele funcione.
Poderia me dizer se isso é normal.
Meu Pc está com windows XP 32.
Grato
Bom dia,
Estranho isso. Você tentou fazer a instalação dos drivers antes de plugar o gravador AVR na porta USB ? Comigo funcionou nessa sequência que eu mostro no post.
Abraço!
Olá boa noite.
Até agora eu não consegui encontrar um drive que eu posso instalar corretamente.
Baixei o arquivo disponível aqui no blog, baixei e descompactei, mas ao abrir as pastas não encontrei nenhum instalador para o drive. Eu estou tentando instalar no XP, mas não tive resultado nem no 7.
Bom dia,
Entendi… vou tentar arrumar um XP para instalar esse gravador,mas se não está instalando nem no Windows 7, me parece algo mais complicado.
Esse gravador já funcionava antes ?
Abraço!
Use o programa Zadig (USB driver) e instale libusb-win32
Não consigo gravar eprons com este USBASP né, ou seria possível adaptar para esse fim?
O USBASP é compatível com o AVRDUDE, esse programa é compatível com um grande variedade de Atmegas. Esse programa é usado dentro da IDE do arduino, mas é somente linha de comando.
Sobre o fato de bloquear os Atmegas existe algumas formas quase todas são reversíveis e vai depender do gravador.
A primeira, é errar a entrada do clock que pode ser, clock interno baseado em RC, clock externo que pode ser por cristal ou por apenas um pino.
No ultimo caso é desabilitado o cristal e o oscilador interno, nesse caso deve-se gerar um clock externo que 1MHZ e aplicar em um pino do AVR(consutar datasheet).
A segunda forma é desativar o modo de gravação serial, que é usado pelo USBASP, nesse caso deve-se recorrer a um gravado paralelo (não significa porta paralela).
Também é possível desligar o pino de reset, nesse caso não tenho ideia de como recuperar.
Oi Flavio,
Verdade, alguns eu consegui recuperar utilizando o Arduino pra gerar esse sinal de 1MHz….
Abraço!
Otimo trabalho… so tenho uma duvida tem algum dispositivo que vc encaixe o AVR e os pinos usados para programar ja fiquem na posicao para conectar o cabo do USBasp? pois daria trabalho para ligar os pinos ao USBasp.
Oi Ailton,
Obrigado. Concordo que ligar os fios é um pouco trabalhoso, e passível de erro. Eu só achei um dispositivo no ebay, veja se é o que vc precisa:
http://www.ebay.com/itm/Bid-MRA01-USB-AVR-Programmer-Set-ISP-Adapter-for-AT-mega-tiny-90-mkII-clone-/401047703119?hash=item5d604e4e4f:g:yeAAAOxycmBS0taZ
Abraço!
Obrigado conseguir carregar o codigo…Porem delay de 1000ms esta demorando na verdade 10000ms(10segundos). Notei tambem que nao faz diferenca se o crita ocilador esta no circuito ou nao o led pisca da mesma forma. Alguma sugestao do que pode esta errado? na ide do arduino selecionei o arduino uno como paca e USBasp como gravador. Grato.
Como faço para alterar os fuse bit pois o meu so esta usando o oscilador interno de 8Mhz e preciso usar os 16Mhz do cristal? Algum programa onde posso fazer essas alteracoes?
Boa noite pessoal,
Estou apanhando aqui para tentar gravar 🙂 eu tenho algumas dúvidas:
1 – A própria alimentação do USBasp é utilizada ou eu preciso de uma fonte externa? Neste caso eu gravo em modo ZIF ou ISP ?
Estou perguntando isso pois resulta em erro na seguinte sequência :
" Autodetecting programmer > Found USBasp on USB port > Powering ON > Powering failed > Cannot communicate with target chip "
Alguém passou por este erro ?
2 – Estou Eu preciso do cristal no AVR ? o resistor ? pois eu tenho certeza que as conexões estão ok e eu estou seguindo exatamente os passos acima e não está rolando
Alguém teria dicas ?
Obrigado pela atenção !
Antonio
Oi Antonio,
1 – Eu usei a própria alimentação do USBasp. Modo ISP
2 – Não usei nenhum desses componentes, usei direto.
Você está gravando qual microcontrolador ?
Abraço!
Olá,
Vários microcontroladores que vc cita como suportados não estão na lista de chips. Como proceder?
Comprei o gravador especialmente para o AT89S8253.
Oi Erica,
Tente esse post, creio que pode te ajudar:
http://www.edaboard.com/thread157151-4.html
Abraço!
Boa noite amigo comprei um ,mas não tá reconhecendo no Windows 7 ,será defeito do produto ? o meu é igual a da foto ..e ta aparecendo essa Primeiro essa mensagem Dispositivo USB nao foi reconhecido ai depois…Um dos dispositivos usb conectados teve um mau funcionamento e o windows não o reconhece (Unknown Device) tem como vc m ajudar ??
Oi Jonathan,
Você fez a instalação dos drivers antes de instalar o hardware ?
Abraço!
Tem como meu Atmega328 ser reconhecido pela porta usb sem precisar de conversor?
Oi Deco,
Não.
Abraço!
Arduino e Cia esse programador avr usb usbasp é para criar uma porta usb no meu atmega328? Obrigado pela atenção!
Oi Deco,
Não. Esse é para programar o microcontrolador. O que você precisa para "criar" uma porta USB no seu ATMEGA é o conversor FTDI, tenho algunas artigos sobre ele aqui no blog.
Abraço!
Alguém sabe passo a passo como eu bloqueio o atmega328 com esse gravador ? O que eu quero é que após o meu hexa ser gravado no ATMEGA, nunca mais o chip possa ser gravado novamente , alterado ou acessado o código hexa gravado nele. Existe como fazer isso ? Se sim, eu precisava disso bem passo a passo mesmo. Agradeço desde já qualquer ajuda.
Ademar
Quando tento instalar o Drive recebo a seguinte informação:
o Windows encontrou um problema ao instalar o software de driver para o dispositivo.
O Windows localizou o software de drive do dispositivo, mas encontrou um erro ao tentar instala-lo.
USBasp
Este INF de terceiros não contém informações sobre assinatura digital.
Se você souber qual o fabricante do dispositivo, poderá visitar o seu site e procurar o software de driver na seção de suporte.
Gostaria se saber se alguém já teve este problema e conseguiu resolver, ficaria agradecido de alguém pudesse me ajudar, meu email é [email protected] desde já agradeço.
Olá…
Parece que este post já tem bastante tempo, mas se alguém acessar gostaria de toirar um esclarecimento sobre o item 3 deste tutorial: – Geração do arquivo HEX à partir do programa criado na IDE.
Este arquivo HEX serve para o Atmega 644 também?
Se não, como gerar o HEX para cada tipo de microcontrolador Atmega?
gostaria de saber se da pra usar esse gravador na apm2.6?
Olá, tenho um Atmega328P que possivelmente não está com bootloader. Conectei ele ao USBasp seguindo a pinagem e aparentemente está tudo correto. Usei um cristal de 16 MHz.
Após isso, o USBasp simplesmente não reconhece o Atmega328P. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Olá, como protego o arduino mega 2560 contra cópia do código hexa? Como setar os lock bits? Se não for possível fazer pela IDE arduino, tenho em mãos o usbasp. Grato desde já.
na hora de grava da erro no "powering on", "power on failed", "cannot communication with target chip" alguem ja conhece esse erro.
Opa pessoal… não manjo dessa parte… mas tenho um aparelho de teste de componentes que usa Atmega328p eu comprei um virgem e preciso por o BootLoader nele… eu tenho uma gravadora de eprom TL866A minipro… como eu passo o programa para o chip usando essa gravadora… por favor obrigado.
Olá, tento gravar o atmega328, mas nao estou conseguindo, uso extreme, estou seguindo a risca o tutorial, o único detalhe e que o microcontrolador está com o bootloader… Não consigo ler e nem escrever…
Olá,
Estou tendo alguns problemas e gostaria de sua opinião.
1) Não vi menções sobre o cristal que você usou no ATMEGA que foi gravado
você poderia me dizer o valor ? Você mostra onde ligar no ATMEGA, aparentemente é só o chip e o gravador.
2) O windows 10 aparentemente não gosta do drive para o USBasp, pois ele reconhece mas os gravadores me informam da inexistência do gravador.
O meu é novo, mas mesmo assim comprei outro, de outro fabricante, e mesmo assim, nada mudou.
Oi Luiz,
Usei um cristal de 16 MHz ligado nos pinos 9 e 10 do ATmega.. Não cheguei a usar esse gravador no Windows 10, mas vendo o histórico de outras placas é muito provável que apareça algum tipo de problema, infelizmente. :/
Abraço!
Adilson
Este módulo daria para programar o atmega328p-au ( este microcontrolador é SMD)?
Oi Michel,
Você vai precisar de algum tipo de adaptador pelo fato do microcontraldor ser SMD, mas creio que seja possível programar usando o USBasp, dê uma olhada neste link, por favor: https://forum.arduino.cc/index.php?topic=657241.0
Abraço!
Adilson
Como gravar no ATtiny85?? O eXtreme Burner não tem o chip dele
Olá!
Comprei o USBASP exclusivamente para gravar o AT89S2051, mas não estou conseguindo, não achei nenhum software que de suporte a ele.
Pode me informar como faço isso?
Obrigado