Grave até 10 segundos de som com o Módulo gravador de voz e player ISD1820. A gravação é feita por meio do microfone embutido na placa, e a reprodução utiliza um alto-falante comum de 8 ohms. Dependendo do seu projeto esse módulo pode até ser ligado à um amplificador. O som é armazenado na memória EEPROM interna do ISD1820.

Existem vários módulos baseados no CI ISD1820, mas todos funcionam da mesma maneira, o que muda geralmente é o hardware para selecionar algum tipo de configuração do módulo, disposição dos botões, etc.

O módulo ISD1820 Arduino

Esse que eu tenho possui 3 botôes para controle e um conector de 12 pinos que serve para ligação ao microcontrolador e também executar algumas funções específicas. Vamos olhar os detalhes desse módulo:

Módulo gravador de voz ISD1820 - Detalhes
  1. REC:  Mantenha o botão pressionado para gravar até 10 segundos de som
  2. PLAYE: Reproduz todo o conteúdo da gravação presente na memória EEPROM
  3. PLAYL: Reproduz a gravação enquanto o botão estiver sendo pressionado
  4. ISD1820: chip controlador de gravação e reprodução (datasheet)
  5. Led: Acende quando o módulo está no modo de gravação, e pisca rapidamente ao final da reprodução
  6. Microfone
  7. Conector de 12 pinos : Controle, alimentação e funções REP (repetição) e FT
  8. Conector para o alto-falante

O conector de 12 pinos é dividido em duas partes. No lado direito, os pinos REC, P-E e P-L tem as mesmas funções dos botões REC, PLAYE e PLAYL, respectivamente, e são ativados em nível alto (HIGH). 

O pino FT (Feed Through) faz com que o som detectado pelo microfone seja reproduzido diretamente no alto-falante. GND e VCC correspondem à alimentação do módulo (3 à 5v).

Módulo gravador de voz ISD1820 - Conector

No lado esquerdo, um jumper nos dois pinos superiores (REP), reproduz de forma contínua a gravação contida na memória, até que o jumper seja retirado. Nos dois pinos inferiores (FT), um jumper realiza a mesma função do pino FT explicado anteriormente: ele envia o som detectado pelo microfone diretamente para o alto-falante.

Esses dois jumpers podem ser substituídos por botões, assim fica mais fácil para ligar e desligar as funções. Ainda no lado esquerdo, os dois pinos centrais (NC), não são utilizados.

Testar esse módulo é muito fácil, já que você pode simplesmente alimentá-lo com uma tensão de 3 à 5v, e usar os botões para gravação e reprodução, conforme explicado acima.

Conexão com Arduino e programa

Para testar o módulo com o Arduino, siga o esquema de conexão abaixo:

Circuito Arduino - Gravador de voz ISD1820

Em seguida carregue este programa no Arduino. Ele aciona o pino de gravação (REC) 5 segundos após o carregamento do programa, mantendo o pino ativo por 10 segundos. Nesse tempo o led do módulo irá acender, indicando que os sons estão sendo armazenados na memória. O programa então faz uma pausa de 5 segundos, e em seguida reproduz os sons que foram gravados.

// Programa : Gravador de voz e player ISD1820
// Autor : Arduino e Cia

// Pino ligado ao REC do modulo
int pino_rec = 5;
// Pino ligado ao P-E (PLAYE) do modulo
int pino_playe = 7;

void setup()
{ 
  pinMode(pino_rec, OUTPUT);
  pinMode(pino_playe, OUTPUT);
}

void loop()
{
  delay(5000);
  // Inicia a gravacao
  digitalWrite(pino_rec, HIGH);
  delay(10000);
  // Para a gravacao
  digitalWrite(pino_rec, LOW);
  // Aguarda 5 segundos
  delay(5000);
  // Inicial a reproducao
  digitalWrite(pino_playe, HIGH);
  delay(100);
  digitalWrite(pino_playe, LOW);
  // Aguarda 20 segundos e reinicia o processo
  delay(20000);
}  

Você pode utilizar esse módulo não só com o Arduino, mas também com outras placas e controladores, como por exemplo o Raspberry Pi e o PIC, bastando seguir o mesmo esquema de ativação dos pinos de controle.

5/5 - (1 voto)