Genuino 101 com Intel® Curie™
Arduino
0
Uma placa com acelerômetro, giroscópio, Bluetooth LE e processador Intel, que conta ainda com a facilidade de uso característica da família Arduino. Essa é a Genuino 101, que tivemos a oportunidade de testar!
Genuino 101 ou Arduino 101 ?
Você pode encontrar essa placa com o nome de Arduino 101 ou Genuino 101. É o mesmo projeto, a mesma placa e que usa os mesmo componentes.
A diferença é que a Arduino 101 só pode ser vendida nos EUA, e a Genuino 101 no restante do mundo. Isso acontece por causa de uma questão jurídica envolvendo duas empresas, uma proprietária da marca Arduino (a Arduino LLC, de Massimo Banzi), e a outra que é a fabricante oficial das placas (a Smart Projects SRL).
Detalhes jurídicos à parte, temos no mercado várias placas com as duas marcas: Arduino Uno e Genuino Uno, Arduino Mega 2560 e Genuino Mega 2560, Arduino Zero e Genuino Zero, e assim por diante.
O importante é que para o usuário final isso (por enquanto) não muda nada: as placas que seguem a linha Arduino continuam em constante desenvolvimento, e quem sabe no futuro essa disputa não acabe melhorando a distribuição e derrubando os preços.
Características da Genuino 101
A Genuino 101 é uma placa feita em colaboração com a Intel, e que usa o módulo Intel® Curie™ que tem dois núcleos: um x86 (Quark) e outro 32-bits ARC, ambos rodando à 32 MHz (só para lembrar, o Arduino Uno roda à 16Mhz).
O Intel® Curie™ é um módulo que tem como objetivo principal o desenvolvimento de dispositivos vestíveis (wearables) e projetos voltados à IoT – Internet of Things ou Internet das Coisas – graças à sua velocidade de processamento e baixo consumo de energia. Tem integrado um acelerômetro/giroscópio de 6 eixos e Bluetooth LE (Bluetooth Low Energy).
A placa Genuino 101 tem 14 pinos de entrada/saída (I/O), dos quais 4 podem ser usados como PWM, 6 entradas analógicas, um conector USB (tipo B, o mesmo do Arduino Uno) para comunicação serial e programação, conector para fonte externa, conector ICSP para interface SPI e pinos dedicados para interface I2C. A tensão de operação desta placa é de 3.3V, mas os pinos contam com proteção para tensões até 5V.
Características da Genuino 101:
- Microcontrolador: Intel® Curie™
- Tensão de Operação: 3.3V (tolerante à 5V)
- Tensão de entrada recomendada: 7-12V DC
- Tensão de entrada máxima: 7-20V
- Pinos digitais de entrada/saída: 14 (4 podem ser usados como PWM)
- Pinos de entrada analógica: 6
- Corrente por pino de I/O: 20mA
- Memória flash: 196 kB
- SRAM: 24 kB
- Clock: 32MHz
- Bluetooth LE integrado
- Acelerômetro/giroscópio de 6 eixos integrado
Em termos de layout, podemos ver que a Genuino 101 tem as mesmas dimensões do Arduino Uno ou Leonardo, assim como a mesma furação e disposição dos conectores. No lado direito da placa está a antena para o bluetooth e na parte central o Intel® Curie™.
Para programar esta placa, você vai precisar de uma IDE com versão 1.6.7 ou superior. No próximo post sobre a Genuino 101 vamos explorar um pouco mais o hardware e testar as novas funcionalidades da placa.
Avalie este post!
Related Posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Publicidade
Posts recentes
Marcadores
16x2
20x4
128x64
android
arduino
atmega328
attiny85
bluetooth
blynk
componentes
dht11
display
display 7 segmentos
esp32
esp8266
ftdi
gsm
hc-05
HC-SR04
i2c
iot
IR
LCD
led
livros
matriz 8x8
max7219
modulo
modulos
motor de passo
motores
nodemcu
oled
raspberry pi
raspbian
rele
RFID
rtc
sensores
servo motor
shield
som
temperatura
wifi
wireless