Ligando uma lâmpada com relé e Arduino
Escrevi um post a um tempo atrás sobre como ligar uma lâmpada utilizando o módulo relé e Arduino.
O módulo relé já tem embutido na placa todos os componentes necessários para acionar o relé. Por esse motivo, o módulo é bem prático, basta ligar e usar.
Mas se você comprou apenas o relé 5V e os componentes e/ou prefere montar o circuito sozinho, basta seguir o esquema abaixo.
Montei um circuito com led para fins de testes, mas no final do post coloquei o circuito para ligação com uma lâmpada, muito útil se você estiver começando o seu projeto de automação residencial e precisa ligar não só lâmpadas, mas eletrodomésticos e outros equipamentos eletrônicos.
Abaixo temos uma lista de componentes que vamos usar nesse projeto:
- Rele 5v
- 1 Diodo 1N4007 (ou similar)
- 1 Transistor BC548 (ou equivalente NPN)
- 2 resistores de 10 K
- Led
O relé utilizado é esse da imagem abaixo:
Você obviamente pode utilizar outros relés para a conexão, apenas fique atento à pinagem, ok?
Circuito relé 5V e Arduino
Monte o circuito abaixo, observando a posição dos componentes e a a polaridade do diodo:
O programa abaixo acende e apaga o led em intervalos de 5 segundos. Ele nada mais é do que um programa “pisca led”, ligando e desligando a porta digital 4 do Arduino:
// Programa de teste do modulo rele // Autor : Arduino e Cia //define a porta a ser utilizada para o acionamento do rele int sinalparaorele = 4; void setup() { //Define o pino como saida pinMode(sinalparaorele, OUTPUT); } void loop() { //Aciona o rele digitalWrite(sinalparaorele, HIGH); delay(5000); //Aguarda 5 segundos //Desliga o rele digitalWrite(sinalparaorele, LOW); delay(5000); //Aguarda 5 segundos e reinicia o processo }
Se você precisa ligar uma lâmpada ou outro dispositivo 110/220 volts (observando as especificações do relé), faça esta ligação, não se esquecendo que estamos mexendo na rede elétrica, então MUITO CUIDADO na hora de realizar as ligações e sempre desligue o disjuntor para que tudo seja feito com segurança, ok?
Gostou deste post sobre ligar uma lâmpada com relé e Arduino? Então confira neste artigo uma variação deste circuito, mostrando como utilizar um botão tipo push button para controlar o acionamento do relé.
Belo post, me ajudou bastante!
Uma dúvida, qual seria a função do diodo? É algo relacionado diretamente ao arduino?
Pergunto isto pois não utilizo diodos para acionamento do rele em outras aplicações. Só vi isto para o arduino.
Abraços, e parabéns pelo blog!
É para proteçao contra corrente inversa, impedindo que retorne corrente para o arduino ..
e assim nao o deixa queimar ….ok
Espero ter ajudado
Boa noite Luiz, sei que estou quase 3 meses atrasado, mas esqueci de responder a sua pergunta. Minhas sinceras desculpas. Agradeço ao Paulo pela contribuição. Abraço à todos !
Ainda não entendi esse diodo… Para evitar a corrente reversa seria colocando o fio azul para o diodo e este para o transistor, não? Na minha cabeça, só o que ele está evitando é uma corrente de 5 volts de entrar no transistor, que nem precisaria estar aí… Se não der para explicar, puderia me indicar algum material que explique melhor, isso realmente me é confuso :/
Boa noite,
Acho que esse artigo aqui explica bem a função do diodo :
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-funcionam-os-reles?showall=&start=4
Espero que ajude. Abraço !
Caaaramba!
Show de bola isso aqui! Respondeu quase na mesma hora!
Melhor blog de todos os tempos!
Valeu pelo artigo, eu sempre acabo nesse Newton kkk, muito obrigado mesmo, fã número 1 do blog!
Valeu !!! 🙂
Abraço.
Ola eu tenho que montar 3 projetos para nossa empresa, preciso de dicas de como escolher o arduino correto, sob custo beneficio, preciso ter acesso via web, para ligar e desligar equipamentos ligados aos reles, Projeto 1 até 7 equipamentos, Projeto 2 de 8 a 16 equipamentos, Projeto 3 de 17 a 30 equipamentos. pelo que entendi o sitema com os reles apenas pode usar portas digitais, mas as portas pwm é a mesma coisa?
Oi Edmar,
As portas PWM do Arduino podem também ser usadas como portas digitais. Para essa quantidade de relés, provavelmente você terá que partir para um Arduino Mega, já que precisará de portas também para controlar o shield ethernet e acionar os relés através da rede.
Abraço !
Obrigado, me ajudou bastante com o TCC do técnico. = )
Opa ! bom poder ajudar. 🙂
Abraço !
Eu estou usando um rele de 12v e não consigo fazer esse projeto. Será que é porque vc usou um rele de 5 e eu um de 12v, ou não tem importância? Eu quero acionar uma fechadura e neccessito de 12v mas pelo o que eu sei o arduino só chega até 5v, como eu poderia fazer?
Bom dia Roberto,
A tensão de acionamento do relé é de 12 V ? Se for isso, é melhor utilizar algum circuito auxiliar, com transistor ou optoacoplador.
Veja que as tensões de acionamento e a tensão que você vai utilizar para acionar a fechadura são coisas diferentes (e independentes). No meu caso, eu utilizo um relé que é acionado por 5v, mas pode acionar cargas de até 220V AC.
Abraço !
Bom dia amigo, parabéns pelo seu trabalho você tem esse seu circuito pronto para o eagle , eu montei em uma placa de fenolite furada mais não ficou muito bom . Abraço!
Boa noite e obrigado pela visita.
Infelizmente não tenho. Fico te devendo essa.
Abraço !
Bom dia. Eu gostaria de saber de ao invés de eu utilizar o pino digital 4 eu poderia utilizar o 7. Abraço!
Bom dia Lucas,
Pode utilizar sim, sem problemas, aliás, você pode utilizar qualquer porta do Arduino que esteja disponível.
Abraço!
porque quando ligo a alimentação do arduino os reles já ficam acionados queria que eles ficassem desligados e só acionassaem quando der o comando, mais quando desligo o arduino e ligo novamente eles já ficam ligados
Boa noite Claudio,
Eles são ativados em nível baixo. Você vai precisar de algum circuito auxiliar para alimentar o módulo relé quando não houver alimentação pelo Arduino.
Uma outra alternativa é você usar a saída NO (normal aberto),
Abraço.
Amigo tudo bom? Pode me ajudar com uma dúvida? Eu utilizei os mesmos componentes citados por vc e funcionou perfeitamente, Porém preciso dos valores das correntes que passam no transistor e estou tendo dificuldade em acha- las. Estou com essa dúvida pois o arduino não pode ultrapassar 200 mA em suas portas e montei com 3 reles funcionando perfeitamente com esses componentes, só não entendi como funcionou devido o rele precisar de 71,4 mA para ser acionado. Obrigado amigo
Bom dia Rafael,
Dei uma olhada na página do Arduino Uno, e ele não pode ultrapassar 20mA nos pinos de entrada/saída:
https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardUno
Eu também não tenho esses valores de correntes, mas a função do transistor é justamente fornecer a proteção para que essa corrente nos pinos do Arduino não seja excedida. Esse link aqui tem uma explicação bem melhor do que a minha. 🙂
http://electronics.stackexchange.com/questions/158830/why-drive-a-relay-with-a-transistor-switch
Abraço!
Gostaria de acionar um relé com delay 3 secundo pelo bluetooth e Arduíno
Ola tenho que fazer um tcc com essas função
1 alarme com sensor PIR, 1
motor servo simulando portão basculante 90°
10 ledes para acender um comado da casa de cada vez
1 cooler ou motor DC simulando ventilador ,
Sensor LDR para acender 3 ledes quando escurece
tem como vc fazer esse codigo desse TCC com Arduíno mega e Ethernet shield controlado por celular ?
CARA TENHO QUE ENTREGAR ESSE TCC O ANO QUE VEM
PRECISO DE AJUDA POR FAVOR ME AJUDE OU ME DE UM VALOR PELO
CODIGO
Bom dia Edison,
Tem como fazer sim. Entre em contato utilizando o formulário de contato no lado direito da página, e conversamos. 🙂
Abraço!
a função do transistor por favor, para eu entender melhor.
Boa tarde,
Dê uma olhada neste link, que detalha melhor o circuito de proteção:
http://www.automacaolivre.com.br/2011/12/construindo-um-rele-shield.html
Abraço!
Boa noite! comprei um relé (FANGKE JQC-3F(T73) CONT: 10A 125VAC COIL: 5V) Pedi um ao vendedor que pudesse acionar cargas com até 220V e então ele me deu esse garantindo que funciona com 220V. Devido a descrição no relé estou com receio de ligá-lo no 220V. Será mesmo que funciona? Desde já agradeço.
Boa noite,
Eu tenho um desses aqui. Não sei se é igual o que vc tem, mas é um preto. Só funciona em 110, não ligue em 220V, à menos que tenha alguma indicação para essa tensão no relé.
Abraço!
Cleber, a tensão na bobina tem q ser respeitada, sempre 5v, já no interruptor do relé, como descreve 125v 10a, vc pode aplicar 220v com carga de até 5a. Lembrando q a tensão é inversamente proporcional a corrente, se vc dobrou a tensão, o limite da corrente é menor.
Fiz um projeto pra acionar 16 lâmpadas com reatores 220vac. E esse relé colava os contatos NO. Tive que substituir todos eles por reles metaltex.
Acredito que pelo fato da carga ser indutiva os reles fangke não suportaram as tensões e correntes transientes de desligamento da carga.
eu queria saber se eu posso utilizar um led no lugar do diodo ou não utilizar o diodo
Boa tarde,
Eu não testei com um led, mas creio que funcione. Quanto à não utilizar o diodo, também é possível, mas eu não recomendo, já que ele faz parte do circuito de proteção.
Abraço!
Boa tarde pessoal!
Gostaria de saber como faço pra enviar um pulso para o relé e logo após 3 segundos esse relé desligar novamente?
Preciso acionar uma fechadura elétrica.Tipo…mando um click 12 volts.Vou deixar meu zap caso alguém possa me ajudar…93981162453
Obrigado.
Olá, sei q o post é antigo mas…
Por que esse circuito é necessário? tem a ver c a corrente máxima suportada pelas portas do Arduíno?? Uma vez eu usei um relé puro sem nenhum circuito ligado direto na porta digital e funcionou, agora estou fazendo um projeto maior com 16 relés e somente 3 funcionaram direto nos pinos digitais os outros só funcionam quando conectados ao pino 5V msm :((((( queria deixar td pronto amanhã…
Oi Henrique,
Legal, realmente é um post antigo, mas o conteúdo continua atualizado. 🙂
O circuito é necessário pq vc precisa de um esquema de proteção contra sobrecarga nas portas do Arduino. A corrente máxima nos pinos de acionamento é de 40mA, então se você não colocar esse circuito auxiliar corre o risco de sobrecarregar o Arduino e/ou não funcionar direito, como por exemplo ele não ter "força" para acionar o relé.
Abraço!
Olá brother !! esse rele faz diferença a ordem de conexão dos pinos da bobina ?(os pinos 5v e diodo)
Oi Alex,
Faz diferença sim…
Abraço!
Adilson
Olá, no relé faz diferença a ordem da conexão dos pinos entre a bobina ? os pinos de 5v e diodo ??
Cara eu troquei a ordem dos pinos da bobina e ligou a lampada do mesmo jeito
Cara, sei que o post é antigo, mas nao custa tentar .
Existe alguma maneira de colocar um botão no circuito, para que, quado o botão for pressionado, ele comece a contagem ? ( aperta o botão, a lampada liga por 5 segundos e apaga, até apertar novamente.)
Oi Rafael,
É possível sim. 🙂
Abraço!
Adilson
Muuito obrigado por esse esquema,funcionou tudo certo!
Valeu Marco. Abraço!
Adilson
Boa tarde. Excelente post. Tenho uma dúvida. O transistor 2n2222 serve para este projeto no lugar do BC548? quero ligar um rele 5vdc 20a em um arduino pro mini
Bom dia Daniel,
Eu creio que sim, mas verifique uma tabela de equivalência de transistores, só pra garantir.
Abraço!
Adilson
é possivel ligar só o relé ou resistores, transistor e diodo são necessários?
Boa noite,
Recomendo todos os componentes, já que também formam um circuito de proteção para o microcontrolador evitando a queima em caso de retorno de tensão.
Abraço!
Adilson
0.15mA