O ESP RainMaker é uma plataforma da Espressif (fabricante dos SOC ESP) que permite que o usuário construa um ambiente de controle remoto de forma simplificada e rápida, muito útil para projetos de automação residencial e Internet das Coisas (IoT).
Com um app no smartphone o usuário pode controlar os módulos ESP32 (funciona apenas com ESP32, ok?) utilizando a solução em nuvem da Espressif, que entre outras funções tem integração com Google Assistant, Alexa e Apple HomeKit.
Isso permite que você controle por exemplo relés, lâmpadas, acionadores, motores, eletrodomésticos e obtenha dados de sensores.
Mas o ESP RainMaker não é limitado a isso, pois além dessas funções, digamos, mais “comuns”, ele permite o desenvolvimento de firmwares específicos que podem ser testados em tempo real, sem que o desenvolvedor precise se preocupar em escrever códigos para o smartphone ou mexer com as integrações para se conectar ao serviço de nuvem.
Por fim, o ESP RainMaker é uma alternativa ao já conhecido Blynk, visto algumas vezes aqui no Arduino e Cia e que recentemente passou por alguma$ alteraçõe$ que tornaram o seu uso um pouco mais complicado.
Maiores informações sobre o ESP RainMaker podem ser obtidas na página da plataforma.
Controlando o ESP32 com ESP RainMaker
Neste post vamos mostrar como usar o ESP RainMaker com um módulo ESP32 DEVKIT V1, que por sua vez será programado usando a IDE do Arduino.
Pelo smartphone vamos controlar um led conectado na GPIO16 (marcado como RX2 na placa que estou usando) do ESP32. O circuito será esse abaixo:
Vamos agora configurar a IDE para utilização com o módulo ESP32.
Configurando a IDE do Arduino para o ESP32
Na IDE do Arduino, entre no menu Arquivo -> Preferências (nota: estou usando a versão 2.0.0 da IDE, mas o procedimento é o mesmo para outras versões da IDE) e coloque a seguinte URL no campo “URLs do Gerenciador de Placas Adicionais“:
https://raw.githubusercontent.com/espressif/arduino-esp32/gh-pages/package_esp32_index.json
Sua tela deve ficar mais ou menos assim:
Clique em OK e agora vá para o menu Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de Placas. No Gerenciador, coloque ESP32 no campo de busca e selecione o esp32 por Espressif Systems, clicando em seguida em Instalar:
Com isso, você já pode selecionar a ESP32 Dev Module no menu Ferramentas -> Placas.
Detalhe importante: para que o programa que vamos usar seja carregado corretamente habilite, dentro do menu Ferramentas -> Partition Scheme a opção “RainMaker“.
Detalhe importante Parte 2: Ainda no menu Ferramentas, recomendo que você deixe habilitada a opção Erase All Flash Before Sketch Upload. Essa opção vai fazer uma instalação “limpa” do programa no seu ESP32.
Depois que o programa for carregado, abra o Serial Monitor e se tudo estiver ok será mostrado um (tipo de) QR Code na tela, seguido de um link:
Copie a URL e cole em um browser, que vai mostrar o QR Code corretamente:
Mantenha essa janela aberta pois vamos escanear o QR Code usando o app no smartphone.
Programa controle remoto usando ESP RainMaker
O programa que vamos usar é o mesmo que está nos exemplos do ESP32 que foram carregados quando você configurou a IDE. Reproduzo o programa abaixo com alguns ajustes e traduções para facilitar o entendimento:
//Programa: ESP RainMaker com ESP32 //Adaptações: Arduino e Cia //Baseado no programa de exemplo da biblioteca do ESP32 #include "RMaker.h" #include "WiFi.h" #include "WiFiProv.h" #define DEFAULT_POWER_MODE true const char *service_name = "ARDUINO_E_CIA_BT"; const char *pop = "26102022"; //GPIO push-button (botao BOOT do ESP32) #if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32C3 static int gpio_0 = 9; static int gpio_switch = 7; #else //GPIO do pino conectado ao led static int gpio_0 = 0; static int gpio_switch = 16; #endif //Leitura do status do pino bool switch_state = true; //Tipo de dispositivo. No caso, temos alguns pre definidos como switch, lightbulb, fan, temperaturesensor. static Switch my_switch; void sysProvEvent(arduino_event_t *sys_event) { switch (sys_event->event_id) { case ARDUINO_EVENT_PROV_START: #if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32S2 Serial.printf("\nProvisioning Started with name \"%s\" and PoP \"%s\" on SoftAP\n", service_name, pop); printQR(service_name, pop, "softap"); #else Serial.printf("\nProvisioning Started with name \"%s\" and PoP \"%s\" on BLE\n", service_name, pop); printQR(service_name, pop, "ble"); #endif break; default:; } } void write_callback(Device *device, Param *param, const param_val_t val, void *priv_data, write_ctx_t *ctx) { const char *device_name = device->getDeviceName(); const char *param_name = param->getParamName(); if (strcmp(param_name, "Power") == 0) { Serial.printf("Received value = %s for %s - %s\n", val.val.b ? "true" : "false", device_name, param_name); switch_state = val.val.b; (switch_state == false) ? digitalWrite(gpio_switch, LOW) : digitalWrite(gpio_switch, HIGH); param->updateAndReport(val); } } void setup() { Serial.begin(115200); pinMode(gpio_0, INPUT); pinMode(gpio_switch, OUTPUT); digitalWrite(gpio_switch, DEFAULT_POWER_MODE); Node my_node; my_node = RMaker.initNode("ESP RainMaker Node"); //Initialize switch device my_switch = Switch("Switch", &gpio_switch); //Standard switch device my_switch.addCb(write_callback); //Add switch device to the node my_node.addDevice(my_switch); //A linha abaixo é necessária se voce utilizar a opcao de agendamento de tarefas //A list de valores disponiveis se encontra em https://rainmaker.espressif.com/docs/time-service.html //Exemplo: RMaker.setTimeZone("America/Sao_Paulo"); //Voce tambem pode habilitar o servico de Timezone e deixar o app no smartphone selecionar o fuso apropriado RMaker.enableTZService(); RMaker.enableSchedule(); RMaker.start(); WiFi.onEvent(sysProvEvent); #if CONFIG_IDF_TARGET_ESP32S2 WiFiProv.beginProvision(WIFI_PROV_SCHEME_SOFTAP, WIFI_PROV_SCHEME_HANDLER_NONE, WIFI_PROV_SECURITY_1, pop, service_name); #else WiFiProv.beginProvision(WIFI_PROV_SCHEME_BLE, WIFI_PROV_SCHEME_HANDLER_FREE_BTDM, WIFI_PROV_SECURITY_1, pop, service_name); #endif } void loop() { //Push button pressionado if (digitalRead(gpio_0) == LOW) { // Trata o key debounce delay(100); int startTime = millis(); while (digitalRead(gpio_0) == LOW) delay(50); int endTime = millis(); if ((endTime - startTime) > 10000) { //Reseta se pressionado por mais de 10 segundos Serial.printf("Reset to factory.\n"); RMakerFactoryReset(2); } else if ((endTime - startTime) > 3000) { Serial.printf("Reset Wi-Fi.\n"); //Se o botao for pressionado por mais de 3 e menos de 10 segundos, reinicia o Wi-Fi RMakerWiFiReset(2); } else { //Muda o estado da saida GPIO16, acendendo ou apagando o led switch_state = !switch_state; Serial.printf("Toggle State to %s.\n", switch_state ? "true" : "false"); my_switch.updateAndReportParam(ESP_RMAKER_DEF_POWER_NAME, switch_state); (switch_state == false) ? digitalWrite(gpio_switch, LOW) : digitalWrite(gpio_switch, HIGH); } } delay(100); }
Carregue o programa no ESP32 normalmente. Talvez seja necessário pressionar a tecla BOOT do ESP32 se o carregamento não começar de forma automática.
Testando o controle remoto via app
No seu smartphone, instale o app ESP RainMaker, disponível para Android e iOS (Iphone).
Na tela principal, selecione a opção ADD DEVICE, e uma tela para captura do QR Code será aberta. Escanei o QR Code do browser:
Com o código escaneado, configure a conexão wifi que será usada, selecionando-a no menu. Se a rede wifi não aparecer, insira manualmente na opção “Join Other Network“. Em seguida, é só aguardar a conexão:
Finalmente, se tudo estiver ok, você verá a tela abaixo, mostrando um botão que vai controlar a GPIO16 do ESP32:
Você pode controlar o led tanto pelo app como com toques curtos no botão BOOT do ESP32. Você irá notar que é uma comunicação de duas vias: alterando o estado do led pelo botão físico altera o estado do botão no app.
Essa foi apenas uma introdução ao ESP RainMaker com ESP32. Em breve traremos novos posts sobre o assunto.
Gostou? Confira outros posts usando ESP32 aqui mesmo no Arduino e Cia!