O display TFT Touch 3.5″ para Arduino é um prático display com resolução de 320×480 pixels em formato de shield, ou seja, basta encaixar o display no Arduino, carregar a biblioteca e em poucos minutos você pode gerar textos e gráficos na tela, deixando o seu projeto mais atrativo.
Com capacidade de mostrar até 262.000 cores e controlador ILI9486, o display funciona com tensão de 3.3 ou 5V, sendo compatível não só com Arduino mas também com STM32 . O display touch (resistivo) permite que você crie projetos interativos, usando o display não só para mostrar dados mas também para enviar comandos ao microcontrolador.
Conexão do Display TFT Touch 3.5″ no Arduino
A conexão do display no Arduino não tem muito segredo, bastando prestar uma certa atenção para encaixar corretamente a placa no Arduino, conforme a imagem abaixo. O slot para cartão SD deve ficar do mesmo lado do conector USB, ok?
No caso do Arduino Uno, o correto seria você utilizar algum shield adicional para poder utilizar o display em conjunto com algum sensor ou módulo. Mesmo assim, pelo que eu vi da pinagem do display, sobrariam apenas 3 pinos para conexão desses componentes.
Por outro lado, se você utilizar um Arduino Mega 2560, sobram os pinos do 23 ao 53 para projetos mais elaborados. Neste post usaremos o Mega para teste do display.
Como o mundo não é perfeito, usar o display no Arduino Mega tem uma desvantagem: você não conseguirá usar o slot para cartão micro SD sem realizar algumas alterações de hardware ou conectar manualmente os pinos da interface SPI. As conexões da interface SPI são diferentes no Uno e no Mega (o Uno usa os pinos 10, 11, 12 e 13, e o Mega os pinos 50, 51, 52 e 53).
Verifique os detalhes sobre a conexão SPI não só do Uno e do Mega mas também de outras placas no site arduino.cc.
Instalação da biblioteca ILI9486
Infelizmente a biblioteca desse display (ainda) não pode ser baixada através da IDE do Arduino, então temos que seguir um pequeno processo manual. Primeiramente, baixe o arquivo com a biblioteca ILI9486 aqui mesmo no Arduino e Cia.
Este arquivo contém as bibliotecas necessárias para o display funcionar e também vários programas de teste que serão muito úteis na hora que você quiser construir seu próprio projeto.
Descompacte o arquivo 3.5inch_Arduino_ILI9486_V1.3.zip que você baixou e dentro dele navegue até a pasta
\Arduino Demo_UNO&Mega2560\Install libraries
Lá dentro você vai encontrar as bibliotecas utilizadas pelo display:
Essas bibliotecas compõe a parte gráfica do display, onde você pode criar imagens, figuras, blocos, botões, etc, os “drivers” e também as funções de touchscreen para dar vida ao display, permitindo enviar comandos pela tela sensível ao toque.
Copie então essas 4 pastas para a pasta de bibliotecas da IDE do Arduino. No meu caso, estão em \Documents\Arduino\Libraries.
Calibragem e programa de teste
Antes de utilizar o display é importante usar o programa de calibragem (Exemplo 9 naquele arquivo que descompactamos). Este programa vai solicitar que você toque alguns pontos na tela e vai garantir que as coordenadas sejam lidas corretamente quando usarmos o touchscreen.
Com o display calibrado, vamos montar um pequeno circuito com Arduino Mega e o display TFT 3.5″ para acionar leds conectados nas portas 45 e 49 do Arduino. Você pode substituir posteriormente os leds por relés, por exemplo, e criar um projeto de automação residencial. São inúmeras possibilidades.
Com o circuito montado, carregue o seguinte programa, que vai criar dois botões na tela para acionamento dos leds:
//Programa: Display LCD Touch TFT 3.5" com Arduino //Autor: Arduino e Cia #include <MCUFRIEND_kbv.h> #include <Adafruit_GFX.h> //Biblioteca grafica #include <TouchScreen.h> //Biblioteca Touch #define YP A3 // Y+ is on Analog1 #define XM A2 // X- is on Analog2 #define YM 9 // Y- is on Digital7 #define XP 8 // X+ is on Digital6 #define TS_MINX 118 #define TS_MINY 92 #define TS_MAXX 906 #define TS_MAXY 951 TouchScreen ts = TouchScreen(XP, YP, XM, YM, 300); #define LCD_RESET A4 //Pode ser conectado ao pino reset do Arduino #define LCD_CS A3 // Chip Select #define LCD_CD A2 // Command/Data #define LCD_WR A1 // LCD Write #define LCD_RD A0 // LCD Read //Definicao de cores #define BLACK 0x0000 #define BLUE 0x001F #define RED 0xF800 #define GREEN 0x07E0 #define CYAN 0x07FF #define MAGENTA 0xF81F #define YELLOW 0xFFE0 #define WHITE 0xFFFF MCUFRIEND_kbv tft; #define MINPRESSURE 10 #define MAXPRESSURE 1000 // Armazena o estado dos botões bool valor_botao1 = 0; bool valor_botao2 = 0; void setup() { Serial.begin(9600); //Definicao pinos dos leds pinMode(45, OUTPUT); //Led vermelho pinMode(49, OUTPUT); //Led verde Serial.println(F("Teste do display LCD TFT")); tft.reset(); //Mostra o tipo do controlador do display no Serial Monitor uint16_t identifier = tft.readID(); Serial.print(F("Controlador do display: ")); Serial.println(identifier, HEX); tft.begin(identifier); tft.fillScreen(BLACK); tft.setRotation(1); //Tela Principal tft.setTextColor(WHITE); tft.setTextSize(2); tft.setCursor(100, 20); tft.println("DISPLAY TFT COM ARDUINO"); tft.drawRoundRect(15, 95, 462, 50, 5, WHITE); tft.drawRoundRect(265, 95, 212, 50, 5, WHITE); tft.setTextColor(RED); tft.setTextSize(3); tft.setCursor(25, 110); tft.println("Led Vermelho"); tft.drawRoundRect(15, 150, 462, 50, 5, WHITE); tft.drawRoundRect(265, 150, 212, 50, 5, WHITE); tft.setTextColor(GREEN); tft.setCursor(25, 165); tft.println("Led Verde"); //Mensagens desligado tft.setTextColor(WHITE); tft.setCursor(295, 110); tft.println("DESLIGADO"); tft.setCursor(295, 165); tft.println("DESLIGADO"); } void loop() { TSPoint p = ts.getPoint(); pinMode(XM, OUTPUT); digitalWrite(XM, LOW); pinMode(YP, OUTPUT); digitalWrite(YP, HIGH); pinMode(YM, OUTPUT); digitalWrite(YM, LOW); pinMode(XP, OUTPUT); digitalWrite(XP, HIGH); if (p.z > MINPRESSURE && p.z < MAXPRESSURE) { p.x = tft.width() - (map(p.x, TS_MINX, TS_MAXX, tft.width(), 0)); p.y = tft.height() - (map(p.y, TS_MINY, TS_MAXY, tft.height(), 0)); //Mostra no serial monitor as coordenadas quando o //touch for acionado Serial.print("py: "); Serial.print(p.y); Serial.print(" px: "); Serial.println(p.x); if (p.y < 140) { //Botao led vermelho if (p.x > 268 & p.x < 307) { if (valor_botao1 == 0) { tft.fillRoundRect(266, 96, 210, 48, 5, RED); mostra_ligado(315, 110); valor_botao1 = !valor_botao1; digitalWrite(45, HIGH); } else { tft.fillRoundRect(266, 96, 210, 48, 5, BLACK); mostra_desligado(295, 110); valor_botao1 = !valor_botao1; digitalWrite(45, LOW); } } //Botao led verde if (p.x > 180 & p.x < 252) { if (valor_botao2 == 0) { tft.fillRoundRect(266, 151, 210, 48, 5, GREEN); mostra_ligado(315, 165); valor_botao2 = !valor_botao2; digitalWrite(49, HIGH); } else { tft.fillRoundRect(266, 151, 210, 48, 5, BLACK); mostra_desligado(295, 165); valor_botao2 = !valor_botao2; digitalWrite(49, LOW); } } } } tft.fillRoundRect(0, 35, 479, 60, 5, BLACK); } void mostra_ligado(int x, int y) { tft.setTextColor(BLACK); tft.setCursor(x, y); tft.println("LIGADO"); delay(100); } void mostra_desligado(int x, int y) { tft.setTextColor(WHITE); tft.setCursor(x, y); tft.println("DESLIGADO"); delay(100); }
Explore os exemplos da biblioteca para ver outras opções como por exemplo realizar scroll de tela, mostrar imagens BMP e simulação de teclado, entre outras.
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