Como utilizar o display TFT Touch 3.5″ com Arduino

O display TFT Touch 3.5″ para Arduino é um prático display com resolução de 320×480 pixels em formato de shield, ou seja, basta encaixar o display no Arduino, carregar a biblioteca e em poucos minutos você pode gerar textos e gráficos na tela, deixando o seu projeto mais atrativo.

Com capacidade de mostrar até 262.000 cores e controlador ILI9486, o display funciona com tensão de 3.3 ou 5V, sendo compatível não só com Arduino mas também com STM32 . O display touch (resistivo) permite que você crie projetos interativos, usando o display não só para mostrar dados mas também para enviar comandos ao microcontrolador.

Conexão do Display TFT Touch 3.5″ no Arduino

A conexão do display no Arduino não tem muito segredo, bastando prestar uma certa atenção para encaixar corretamente a placa no Arduino, conforme a imagem abaixo. O slot para cartão SD deve ficar do mesmo lado do conector USB, ok?

No caso do Arduino Uno, o correto seria você utilizar algum shield adicional para poder utilizar o display em conjunto com algum sensor ou módulo. Mesmo assim, pelo que eu vi da pinagem do display, sobrariam apenas 3 pinos para conexão desses componentes.

Por outro lado, se você utilizar um Arduino Mega 2560, sobram os pinos do 23 ao 53 para projetos mais elaborados. Neste post usaremos o Mega para teste do display.

Como o mundo não é perfeito, usar o display no Arduino Mega tem uma desvantagem: você não conseguirá usar o slot para cartão micro SD sem realizar algumas alterações de hardware ou conectar manualmente os pinos da interface SPI. As conexões da interface SPI são diferentes no Uno e no Mega (o Uno usa os pinos 10, 11, 12 e 13, e o Mega os pinos 50, 51, 52 e 53).

Verifique os detalhes sobre a conexão SPI não só do Uno e do Mega mas também de outras placas no site arduino.cc.

Instalação da biblioteca ILI9486

Infelizmente a biblioteca desse display (ainda) não pode ser baixada através da IDE do Arduino, então temos que seguir um pequeno processo manual. Primeiramente, baixe o arquivo com a biblioteca ILI9486 aqui mesmo no Arduino e Cia.

Este arquivo contém as bibliotecas necessárias para o display funcionar e também vários programas de teste que serão muito úteis na hora que você quiser construir seu próprio projeto.

Descompacte o arquivo 3.5inch_Arduino_ILI9486_V1.3.zip que você baixou e dentro dele navegue até a pasta

\Arduino Demo_UNO&Mega2560\Install libraries

Lá dentro você vai encontrar as bibliotecas utilizadas pelo display:

Essas bibliotecas compõe a parte gráfica do display, onde você pode criar imagens, figuras, blocos, botões, etc, os “drivers” e também as funções de touchscreen para dar vida ao display, permitindo enviar comandos pela tela sensível ao toque.

Copie então essas 4 pastas para a pasta de bibliotecas da IDE do Arduino. No meu caso, estão em \Documents\Arduino\Libraries.

Calibragem e programa de teste

Antes de utilizar o display é importante usar o programa de calibragem (Exemplo 9 naquele arquivo que descompactamos). Este programa vai solicitar que você toque alguns pontos na tela e vai garantir que as coordenadas sejam lidas corretamente quando usarmos o touchscreen.

Com o display calibrado, vamos montar um pequeno circuito com Arduino Mega e o display TFT 3.5″ para acionar leds conectados nas portas 45 e 49 do Arduino. Você pode substituir posteriormente os leds por relés, por exemplo, e criar um projeto de automação residencial. São inúmeras possibilidades.

Com o circuito montado, carregue o seguinte programa, que vai criar dois botões na tela para acionamento dos leds:

//Programa: Display LCD Touch TFT 3.5" com Arduino
//Autor: Arduino e Cia

#include <MCUFRIEND_kbv.h>
#include <Adafruit_GFX.h> //Biblioteca grafica
#include <TouchScreen.h>  //Biblioteca Touch

#define YP A3 // Y+ is on Analog1
#define XM A2 // X- is on Analog2
#define YM 9 // Y- is on Digital7
#define XP 8 // X+ is on Digital6

#define TS_MINX 118
#define TS_MINY 92
#define TS_MAXX 906
#define TS_MAXY 951

TouchScreen ts = TouchScreen(XP, YP, XM, YM, 300);

#define LCD_RESET A4 //Pode ser conectado ao pino reset do Arduino
#define LCD_CS A3   // Chip Select
#define LCD_CD A2  // Command/Data
#define LCD_WR A1  // LCD Write
#define LCD_RD A0 // LCD Read

//Definicao de cores
#define BLACK   0x0000
#define BLUE    0x001F
#define RED     0xF800
#define GREEN   0x07E0
#define CYAN    0x07FF
#define MAGENTA 0xF81F
#define YELLOW  0xFFE0
#define WHITE   0xFFFF

MCUFRIEND_kbv tft;

#define MINPRESSURE 10
#define MAXPRESSURE 1000

// Armazena o estado dos botões
bool valor_botao1 = 0;
bool valor_botao2 = 0;

void setup()
{
  Serial.begin(9600);

  //Definicao pinos dos leds
  pinMode(45, OUTPUT); //Led vermelho
  pinMode(49, OUTPUT); //Led verde

  Serial.println(F("Teste do display LCD TFT"));
  tft.reset();

  //Mostra o tipo do controlador do display no Serial Monitor
  uint16_t identifier = tft.readID();
  Serial.print(F("Controlador do display: "));
  Serial.println(identifier, HEX);

  tft.begin(identifier);
  tft.fillScreen(BLACK);
  tft.setRotation(1);

  //Tela Principal
  tft.setTextColor(WHITE);
  tft.setTextSize(2);
  tft.setCursor(100, 20);
  tft.println("DISPLAY TFT COM ARDUINO");

  tft.drawRoundRect(15, 95, 462, 50, 5, WHITE);
  tft.drawRoundRect(265, 95, 212, 50, 5, WHITE);
  tft.setTextColor(RED);
  tft.setTextSize(3);
  tft.setCursor(25, 110);
  tft.println("Led Vermelho");

  tft.drawRoundRect(15, 150, 462, 50, 5, WHITE);
  tft.drawRoundRect(265, 150, 212, 50, 5, WHITE);
  tft.setTextColor(GREEN);
  tft.setCursor(25, 165);
  tft.println("Led Verde");

  //Mensagens desligado
  tft.setTextColor(WHITE);
  tft.setCursor(295, 110);
  tft.println("DESLIGADO");
  tft.setCursor(295, 165);
  tft.println("DESLIGADO");
}

void loop()
{
  TSPoint p = ts.getPoint();
  pinMode(XM, OUTPUT);
  digitalWrite(XM, LOW);
  pinMode(YP, OUTPUT);
  digitalWrite(YP, HIGH);
  pinMode(YM, OUTPUT);
  digitalWrite(YM, LOW);
  pinMode(XP, OUTPUT);
  digitalWrite(XP, HIGH);

  if (p.z > MINPRESSURE && p.z < MAXPRESSURE)
  {
    p.x = tft.width() - (map(p.x, TS_MINX, TS_MAXX, tft.width(), 0));
    p.y = tft.height() - (map(p.y, TS_MINY, TS_MAXY, tft.height(), 0));

    //Mostra no serial monitor as coordenadas quando o 
    //touch for acionado
    Serial.print("py: ");
    Serial.print(p.y);
    Serial.print(" px: ");
    Serial.println(p.x);

    if (p.y < 140)
    {
      //Botao led vermelho
      if (p.x > 268 & p.x < 307)
      {
        if (valor_botao1 == 0)
        {
          tft.fillRoundRect(266, 96, 210, 48, 5, RED);
          mostra_ligado(315, 110);
          valor_botao1 = !valor_botao1;
          digitalWrite(45, HIGH);
        }
        else
        {
          tft.fillRoundRect(266, 96, 210, 48, 5, BLACK);
          mostra_desligado(295, 110);
          valor_botao1 = !valor_botao1;
          digitalWrite(45, LOW);
        }
      }

      //Botao led verde
      if (p.x > 180 & p.x < 252)
      {
        if (valor_botao2 == 0)
        {
          tft.fillRoundRect(266, 151, 210, 48, 5, GREEN);
          mostra_ligado(315, 165);
          valor_botao2 = !valor_botao2;
          digitalWrite(49, HIGH);
        }
        else
        {
          tft.fillRoundRect(266, 151, 210, 48, 5,  BLACK);
          mostra_desligado(295, 165);
          valor_botao2 = !valor_botao2;
          digitalWrite(49, LOW);
        }
      }
    }
  }
  tft.fillRoundRect(0, 35, 479, 60, 5, BLACK);
}

void mostra_ligado(int x, int y)
{
  tft.setTextColor(BLACK);
  tft.setCursor(x, y);
  tft.println("LIGADO");
  delay(100);
}

void mostra_desligado(int x, int y)
{
  tft.setTextColor(WHITE);
  tft.setCursor(x, y);
  tft.println("DESLIGADO");
  delay(100);
}

Explore os exemplos da biblioteca para ver outras opções como por exemplo realizar scroll de tela, mostrar imagens BMP e simulação de teclado, entre outras.

Gostou? Confira outros posts com displays aqui mesmo no Arduino e Cia!

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