Costurar? Como assim? Pois é. O Arduino Lilypad é bem diferente das placas Arduino tradicionais que encontramos por aí. Só pra começar, o formato dele é circular, com aproximadamente 5 cm de diâmetro.
E por que ele tem esse formato tão diferente? Segundo a inventora dessa placa, Leah Buechley, o Lilypad foi criado para ser costurado em qualquer roupa/tecido e dessa maneira ser programado para interagir com os movimentos do usuário ou com o ambiente à sua volta. Sem dúvida esse formato circular permite uma fácil conexão com sensores, luzes e outros dispositivos utilizando linha de costura condutiva.
Enquanto estava montando esse post achei uma sugestão bem legal de uso do Lilypad : uma mochila com leds, que pode ser mais um item de segurança se você está utilizando bicicleta ou andando a pé em locais com pouca iluminação:
Nesse site você encontra todas as informações sobre esse projeto. Vale a pena dar uma olhada.
Arduino Lilypad – Especificações e conectores
- Microcontrolador : ATmega328P (datasheet)
- Tensão de operação : 2.7 à 5.5V
- Portas digitais : 14 (6 podem ser usadas como saídas PWM)
- Entradas analógicas : 6
- Corrente por pino : 40 mA
- Memória : 16 K (2K utilizados pelo bootloader
- Clock : 8 Mhz
Conectando o Lilypad ao computador
O modelo de Lilypad que estou usando pode ser programado utilizando um módulo FTDI, da mesma maneira que eu fiz para programar um Arduino Mini no artigo Como programar o Arduino Pro Mini usando conversor FTDI.
Para conexão do FTDI no Lilypad, siga o esquema abaixo:
Fique atento à ligação do módulo. Os pinos GND e DTR do módulo FTDI devem ser conectados aos pinos B e G, respectivamente.
Programando o Arduino Lilypad
Utilizando o FTDI, basta entrar na IDE do Arduino, escolher a placa Lilypad Arduino w/ ATmega328 e programar o Lilypad normalmente:
E sim, o Lilypad também tem o famoso led conectado à porta 13, portanto você pode testar o funcionamento da sua placa com o programa abaixo:
// Programa : Lilypad - Led porta 13 // Autor : Arduino e Cia void setup() { pinMode(13, OUTPUT); } void loop() { // Acende o led da porta 13 digitalWrite(13, HIGH); // Aguarda 2 segundos delay(2000); // Apaga o led da porta 13 digitalWrite(13, LOW); // Aguarda 2 segundos delay(2000); }
Muito simples, não?
Alimentando o Lilypad com baterias
Para sair andando por aí com o seu Lilypad, utilize uma bateria externa (até 5v). Conecte a bateria à placa utilizando os conectores com as indicações + e -. Muito cuidado para não inverter os pólos da bateria, pois isso pode danificar definitivamente a sua placa.
Uma última observação sobre o Lilypad: ele é lavável, mas não se esqueça de remover a(s) bateria(s) antes de jogar água na placa e certifique-se que está bem seco antes de ligá-lo novamente. 😉