Montando videogame com Raspberry Pi 4 e Lakka

Neste post de final de ano vamos mostrar como você pode montar facilmente um videogame com Raspberry Pi 4 usando Lakka, um eficiente emulador de videogame que permite rodar jogos de consoles como SNES, Atari, MSX, Nintendo 64 e Playstation, entre outros!

Antes de partir para a diversão do videogame, vamos a outra diversão: conhecer a mais nova placa da linha Raspberry, a Raspberry Pi 4 Model B Anatel, utilizada neste post.

A placa Raspberry Pi 4 Model B

A Raspberry Pi 4 Anatel é a versão mais recente da linha Raspberry contando com algumas novidades bem interessantes, como um processador mais rápido, dois conectores micro HDMI e portas USB 3.0. Confira na tabela abaixo uma comparação das configurações da Raspberry Pi 4 com sua versão anterior, a Pi 3 B+:

Raspberry Pi 4Raspberry Pi 3 B+
ProcessadorBroadcom 2711 Quad-core Cortex-A72 64 bitsBroadcom BCM2837B0 Quad-core Cortex-A53 64 bits
Clock1.5 GHz1.4 GHz
Memória RAMVersões com 1, 2 ou 4 GB LPDDR41 GB LPDDR2
WirelessWifi 2.4/5 GHz 802.11 b/g/n/ac Wifi 2.4/5 GHz 802.11 b/g/n/ac
Bluetooth5.04.2
Portas USB2x USB 2.0 e 2x USB 3.04x USB 2.0
EthernetTrue Gigabit over USB 3.0Gigabit over USB 2.0 (300 Mbps máximo)
Slot cartãomicro SDmicro SD
Video2x micro HDMI (suporta 4K)HDMI
MultimidiaH.265 decode (4kp60)
H.264 decode (1080p60)
H.264 decode (1080p30)
OpenGL ES 1.1, 2.0, 3.0
H.264 MPEG-4 Decode (1080p30)
H.264 decode (1080p30)
OpenGL ES 1.1, 2.0
Alimentação5V/3A conector USB tipo C5V/2.5A conector micro USB

Apesar da placa ter o mesmo tamanho da versão anterior (sim, continua do tamanho de um cartão de crédito. pode medir 🙂 ) temos algumas mudanças em termos de design, como podemos conferir na imagem abaixo:

Percebeu as diferenças?

As mudanças de layout da placa

As mudanças começam pelos conectores USB (os azuis são USB 3.0) e rede/ethernet, que agora estão em posição invertida:

Outra mudança é a inclusão de conectores micro HDMI. São dois conectores que permitem que você utilize a sua Raspberry Pi com dois monitores ao mesmo tempo e reproduza vídeos em 4K! Bacana, não? 🙂

Por último o conector da fonte de alimentação, que agora é USB tipo C, um tipo de conector que está se tornando cada vez mais padrão de mercado, sendo utilizado em notebooks, câmeras, smartphones e outros dispositivos.

A Raspberry Pi 4 tem versões de 1, 2 ou 4 GB de memória RAM, e para montar o nosso videogame vamos usar a versão de 4 GB. Não esqueça que por conta das mudanças de layout, cases da Raspberry Pi 3 não irão servir na Pi 4.

Baixando o Noobs para a Raspberry Pi 4

Para a Raspberry Pi 4 temos que usar uma versão mais atualizada do Noobs para que ele aproveite todas as características da placa. Na data de publicação deste post (dezembro/2019), estamos usando o Noobs versão 3.2.1, que você pode baixar direto do site da Fundação Raspberry (recomendo baixar o arquivo ZIP).

Dependendo da sua conexão de internet o download pode demorar um pouco, ok? Afinal, esta versão do Noobs tem o tamanho aproximado de 2.3 GB.

Finalizado o download, descompacte o arquivo e copie o conteúdo para um cartão micro SD. Coloque o cartão na Raspberry Pi e siga os próximos passos.

Videogame com Raspberry Pi 4 e Lakka

O Lakka combina um ambiente linux dedicado rodando um emulador de jogos, sendo um projeto inspirado no RetroPie e PiMAME. Como usa uma distribuição do Linux bem enxuta e com um mínimo de pacotes, o emulador consegue usar todo o potencial do hardware para executar os jogos e também pode ser utilizado em cartões micro SD de menor capacidade, como 2 ou 4 GB por exemplo.

E instalar o Lakka é bem simples: com o cartão SD inserido, ligue a placa e aguarde o carregamento da tela principal do Noobs. Nessa tela temos (por enquanto) somente duas opções de instalação. O que vamos fazer agora é conectar a placa na rede Wifi para que as demais opções (incluindo o Lakka) sejam visíveis. Selecione Wifi networks na parte superior e conecte a placa na sua rede wireless, fornecendo o nome da rede e a senha.

Em seguida volte para a tela principal e selecione Lakka_RPi4, clicando em seguida em Install:

A instalação do Lakka demora alguns minutos. Ao final, clique em OK para que a Raspberry seja reiniciada e a tela principal do Lakka carregada.

A interface do Lakka é bem simples e nessa tela você tem as opções para conectar o Lakka na rede Wifi, alterar as configurações de tela, atualizar o emulador, marcar seus games preferidos, etc.

Testando o videogame

Para executar os jogos, o jeito mais simples que eu encontrei foi colocar as ROMs em um pendrive (mantenha o arquivo compactado/zipado). Na tela principal do Lakka, selecione Load Content -> Start Directory e em seguida carregue o jogo diretamente do pendrive.

Outra opção é copiar as ROMs diretamente para a pasta /storage/roms. Na imagem abaixo temos o projeto em funcionamento. Como tela usei um Display Touch Raspberry Pi 7 polegadas, mas obviamente você pode usar um monitor ou TV para esta finalidade.

Visite o site oficial do Lakka para maiores informações sobre o emulador, que além de funcionar com Linux tem também versões para Windows e MacOS e outras placas como Orange Pi, Cubieboard, Tinker Board e muitas outras.

Gostou? Confira outros posts usando Raspberry Pi aqui mesmo no Arduino e Cia!

Avalie este post!

Related posts

Tutorial Raspberry Pi com SSH (Secure Shell)

by Arduino e Cia
9 anos ago

EasyEDA: Desenho de circuitos eletrônicos e PCB

by Arduino e Cia
8 anos ago

Usando Squid Proxy com Raspberry Pi

by Arduino e Cia
5 anos ago
Sair da versão mobile