Você que acompanha o blog já sabe que pode utilizar o conversor FTDI FT232RL para programar um Arduino Mini. Mas ele não serve só pra isso. Neste post vamos mostrar como você pode programar o módulo bluetooth HC-05 com conversor FTDI, e realizar uma comunicação entre um smartphone e um computador.
Além disso, neste post vamos mostrar também como você pode programar o módulo HC-05 via comandos AT sem usar o Arduino como intermediário.
Instalando o módulo FTDI no computador
Quando você conecta o conversor FTDI na porta USB do computador, geralmente a instalação dos drivers é feita de forma automática, com o computador reconhecendo dois dispositivos: USB Serial Converter e USB Serial Port:
Essa porta serial que foi detectada, no caso a COM21, será utilizada pelo nosso programa de comunicação serial para se conectar diretamente ao módulo bluetooth.
Se a instalação dos drivers não ocorreu de forma automática, faç o download dos drivers neste link, depois coloque o dispositivo novamente na porta USB para continuar o procedimento.
Conexão do bluetooth HC-05 com conversor FTDI
Antes de conectar e ligar o conversor ao módulo bluetooth, deixe o jumper de seleção de tensão do módulo FTDI na posição 3.3V, conforme indicado na imagem abaixo, pois esse é o nível de sinal aceito pelo HC-05. A alimentação do módulo bluetooth será feito pelo próprio conversor, por meio dos pinos GND e Vcc:
O pino TX (transmissão) do FTDI vai ligado ao RX (recepção) do módulo bluetooth, e o RX vai ligado no TX.
Programando o módulo bluetooth com comandos AT
Para programar o módulo bluetooth, utilize o software de comunicação serial de sua preferência, escolhendo a porta COM que foi detectada anteriormente. Nós utilizamos o Termite (download), um software bem simples de usar e que nem precisa ser instalado: você pode simplesmente baixar a versão marcada com “program only”, e rodar o executável.
Ao ligar o módulo HC-05, mantenha o pino KEY em nível alto (5V), para que o módulo entre em modo de programação. Neste modo, o led da placa irá piscar lentamente.
Na tela principal do Termite, clique em Settings, na parte superior do programa:
Na tela de configuração, configure a porta serial e a velocidade de comunicação (baud rate, geralmente 9600). As outras configurações (data bits, stop bits, etc), são padrão e não precisam ser modificadas:
Clique em OK para salvar as configurações e na tela principal do programa clique no botão maior do lado esquerdo (connect), para abrir a porta serial e iniciar a comunicação com o módulo bluetooth.
Digite AT na parte inferior do Termite, e o módulo deve responder com um “ok”, indicando que a comunicação foi feita com sucesso. Você pode então utilizar comandos como AT+NAME para mudar o nome do módulo bluetooth, ou AT+PSWD para mudar a senha:
Para uma lista dos principais comandos suportados pelo módulo bluetooth, tanto o HC-05 como o HC-06, utilize a tabela abaixo:
Vamos agora dar uma olhada na comunicação entre o smartphone e o computador.
Enviando comandos do smartphone para o computador
Você pode testar a comunicação entre o celular e o computador via HC-05 utilizando um programa como o Bluetooth SPP (download Android). Para efetuar esse procedimento, o módulo não pode estar em modo de programação, portanto deixe o pino KEY desligado.
Carregue o Bluetooth SPP, faça a conexão com o HC-05 e selecione a opção CMD Line Mode.
Nesse modo, você digita os dados na parte inferior da tela e eles irão aparecer no Termite. O contrário também funciona: digite os dados no Termite, e os mesmos serão exibidos no Bluetooth SPP:
Na tela do Termite, os caracteres que foram enviados estão em azul, e os recebidos em verde. No celular, os caracteres recebidos estão nas linhas marcadas com Rxd, e os transmitidos nas linhas marcadas com Txd.
Gostou? Confira aqui no Arduino e Cia outros posts usando bluetooth!