Neste post vamos abordar o uso do WifiManager com ESP32 e ESP8266. O WifiManager é uma biblioteca que permite a configuração da rede Wifi do seu módulo sem que seja necessário carregar o código novamente.
Toda a configuração da rede wireless do módulo é feita por meio de uma interface web: você acessa o módulo usando um browser, coloca as informações de SSID (nome da rede) e senha, e essas informações são gravadas na memória do ESP. Vamos ver como isso funciona.
Como o WifiManager funciona
Geralmente, quando criamos um código para os módulos ESP, temos as famosas linhas com “Coloque aqui o nome da sua rede wifi” e “coloque aqui a senha da sua rede wifi”. Mais ou menos assim:
.... //Definicoes da rede wifi e conexao String ssid = "NOME DA REDE WIFI"; //Nome da sua rede wifi String pass = "SENHA DA REDE WIFI"; //Senha da sua rede wifi String token = "81231:AAFWpkSaADczuIwQWCo3gSWKDg"; //Token bot Telegram ...
Isso não é muito prático se você for usar o módulo em diferentes redes wireless, ou precisa enviar o seu projeto de Automação Residencial ou IoT (Internet das Coisas) para um cliente. Imagine que ele precise alterar o nome da rede ou a senha. Normalmente, ele teria que retirar o ESP do circuito, reprogramar e devolver o módulo para o seu lugar.
Com o WifiManager, você configura o ESP32 ou ESP8266 por meio de uma página Web, gravando o SSID (nome da rede wifi) e senha em memória não volátil, ou seja, ao desligar a alimentação do ESP, essa informação não é perdida.
Utilizando um smartphone, um computador ou um tablet, em poucos minutos você pode alterar a configuração da rede wireless do seu módulo sem precisar mexer em uma única linha de código.
Com o WifiManager, você também pode setar outros parâmetros para configuração do seu ESP, como por exemplo o endereço de um broker MQTT.
Circuito ESP8266 e ESP32
Vamos utilizar nos testes do WifiManager dois módulos bem comuns da linha ESP. O primeiro é o ESP8266 NodeMCU. Nele vamos colocar um push button conectado ao pino D2. Esse botão vai servir para “zerar” a configuração da rede wireless quando necessário.
No outro circuito, temos um ESP32 DevKit, este com um push button conectado no pino D4:
Os pinos são diferentes mas dentro do programa vamos nos referir a eles com o mesmo número: pino 4. Isso vai permitir que possamos utilizar o mesmo programa para as duas placas.
Configuração da IDE e instalação da biblioteca WifiManager
Existem várias bibliotecas para você utilizar o WifiManager, inclusive para placas como STM32 e Raspberry Pi Pico. A biblioteca que escolhemos para este post é bem simples de usar e vai servir perfeitamente para os testes.
Para instalar a biblioteca, utilize o Gerenciador de Bibliotecas dentro do menu Sketch -> Incluir Biblioteca -> Gerenciar Bibliotecas.
Dentro do Gerenciador de Bibliotecas, procure por wifimanager e selecione a biblioteca abaixo:
Clique em Instalar para finalizar esta etapa da instalação da biblioteca WifiManager.
Dúvidas na instalação da biblioteca? Confira o post Como instalar uma biblioteca na IDE Arduino.
Para instalar as placas da linha ESP8266 na IDE, utilize o link abaixo no menu Arquivo -> Preferências, dentro do campo URLs do Gerenciador de Placas Adicionais:
http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Clique em OK e agora selecione o menu Ferramentas -> Placa -> Gerenciador de placas. No campo de pesquisa procure por esp8266 e selecione o esp8266 by ESP8266 Community, conforme imagem abaixo:
Para usar o ESP8266 NodeMCU, selecione no menu Ferramentas -> Placas a NodeMCU 1.0 (ESP-12E Module).
O procedimento para as placas da linha ESP32 é o mesmo. Utilize a seguinte URL:
https://raw.githubusercontent.com/espressif/arduino-esp32/gh-pages/package_esp32_index.json
No Gerenciador de placas procure por ESP32 e instale a esp32 por Espressif Systems:
Finalmente, selecione a placa ESP32 Dev Module no menu Ferramentas -> Placa na hora de carregar o seu programa na placa ESP32. Note que o modelo da sua placa pode ser diferente dessa que estamos usando no post.
Programa WifiManager com ESP32 e ESP8266
Como já dissemos vamos usar um único programa para as duas placas, já que neste caso temos poucas alterações de uma placa para outra.
No início do programa (linhas 4 a 15), carregamos as bibliotecas específicas para cada tipo de placa. As bibliotecas comuns são a DNSServer e a WifiManager, que instalamos anteriormente.
Vamos utilizar como pino de reset no programa o pino 4, que é a conexão D2 na placa ESP8266 e D4 na placa ESP32. Se necessário, você pode utilizar outros pinos, sem problemas. Apenas consulte a documentação do módulo pois alguns pinos tem funções especiais que podem interferir no funcionamento do circuito e do programa.
O programa usa a WifiManager para criar um AP (Access Point) com o nome de ESP_ARDUINOECIA, com senha arduinoecia (linha 35). É nesse AP que vamos conectar para configurar o Wifi dos nossos módulos.
//Programa: WifiManager com ESP8266 e ESP32 //Autor: Arduino e Cia //Carrega as biblioteca de acordo com a placa utilizada #if defined(ESP8266) //Bibliotecas ESP8266 #include <ESP8266WiFi.h> #include <ESP8266WebServer.h> #include <WiFiClient.h> #else //Bibliotecas ESP32 #include <WiFi.h> #include <WebServer.h> #endif //Bibliotecas comuns #include <DNSServer.h> #include <WiFiManager.h> //Define o pino para reset das definicoes de wifi int pino_reset = 4; void setup() { Serial.begin(115200); delay(10); pinMode(pino_reset, INPUT); WiFiManager wifiManager; wifiManager.setConfigPortalTimeout(240); //Cria um AP (Access Point) com: ("nome da rede", "senha da rede") if (!wifiManager.autoConnect("ESP_ARDUINOECIA", "arduinoecia")) { Serial.println(F("Falha na conexao. Resetar e tentar novamente...")); delay(3000); ESP.restart(); delay(5000); } //Mensagem caso conexao Ok Serial.println(F("Conectado na rede Wifi.")); Serial.print(F("Endereco IP: ")); Serial.println(WiFi.localIP()); } void loop() { //Verifica se o botao foi pressionado int valor = digitalRead(pino_reset); if (valor == 1) { //Apaga os dados da rede wifi gravados na memoria e reinicia o ESP WiFiManager wifiManager; wifiManager.resetSettings(); Serial.println("Configuracoes zeradas!"); ESP.restart(); } }
Você pode notar que o programa é bem enxuto. No loop, temos o tratamento do estado do pino de reset, que ao ser acionado zera as informações da rede wifi que estão gravadas na memória, e coloca o módulo novamente em modo AP, permitindo que você faça uma nova configuração da rede.
Usando a interface web para configurar o módulo ESP
Com o programa carregado, é hora de usar o browser de sua preferência para realizar as configurações.
Usando um smartphone, conecte a rede wifi no access point ESP_ARDUINOECIA, usando a senha arduinoecia (em minusculas). Em seguida, acesse o seguinte endereço IP no browser: 192.168.4.1. Esse é o endereço padrão gerado pelo WifiManager (clique na imagem para ampliar):
Agora vem a parte fácil. Selecione o botão CONFIGURE WIFI, selecione a rede wireless de sua preferência, coloque a senha e com isso o módulo ESP vai reiniciar e se conectar na rede que você escolheu. Você pode acompanhar todo esse processo por meio do Serial Monitor.
Lembrando que esse é um exemplo básico de conexão, e que a(s) biblioteca(s) WifiManager tem muitos recursos à explorar, como por exemplo adicionar campos customizados (o exemplo do MQTT), reiniciar o módulo sem perder os dados da rede wifi gravados na memória, setar endereço IP fixo, etc.
Gostou? Confira outros posts usando módulos ESP aqui mesmo no Arduino e Cia!