Se você acha complicado fazer as ligações para programar o módulo wifi ESP8266 ESP-01, precisa dar uma olhada no adaptador USB para módulo Wifi ESP8266 ESP-01.
Este adaptador permite que você faça a programação do módulo wifi ESP8266 ESP-01 por meio de comandos AT e com uma pequena alteração de hardware que vamos mostrar neste post, também será capaz de programar o ESP-01 usando a IDE do Arduino e até mesmo realizar o upgrade de firmware do módulo.
O hardware do adaptador USB para ESP8266 ESP-01
O adaptador tem um conector USB para que você o conecte diretamente na porta USB do computador, com um chip CH340 que cuida de todo o processo de conversão USB-Serial. Além disso o adaptador possui um capacitor de 1000µF para evitar problemas na alimentação do ESP8266.
Atenção para o sentido de conexão do módulo ESP8266 ESP-01, que deve ser encaixado no adaptador conforme a imagem abaixo:
Inicialmente este é o único “setup” deste adaptador. Vamos ver então como efetuar a comunicação do computador com o ESP-01 por meio desse adaptador.
Comunicação com o ESP-01
A utilização do adaptador USB para ESP-8266 ESP-01 é bem simples. Basta plugar o adaptador na porta USB do computador, conforme a imagem mostrada no início deste post. Ao conectá-lo, você pode ver um dispositivo no Painel de Controle (se estiver usando Windows) chamado USB-Serial CH340, e uma porta COM correspondente. No nosso caso, a porta serial COM6:
Nesse modo você pode testar e configurar o módulo ESP-01 usando comandos AT. Utilize um programa de comunicação serial como o Termite (download) para verificar se o módulo está funcionando corretamente.
Abra o programa e configure a porta de comunicação de acordo com o valor apresentado anteriormente (no nosso caso COM6), com velocidade de 115200 bps:
Você pode usar o comando AT, no qual o módulo vai responder simplesmente com “OK”, indicando que a comunicação está sendo feita de forma correta. Com o AT+GMR você obtém informações sobre o firmware gravado no módulo ESP-01.
Hackeando o adaptador USB
Mostramos como enviar comandos AT para o ESP8266, mas isso limita bastante o nosso campo de atuação com o módulo ESP-01, que pode ser programado usando a IDE do Arduino ou usando Lua, se gravarmos nele o firmware do NodeMCU, conforme mostramos no post Gravando firmware NodeMCU no ESP8266 ESP-01.
Para fazer isso, precisamos fazer uma pequena adaptação no hardware. Vamos incluir um botão para ativar o modo de programação do ESP-01, conectando os pinos GND e GPIO0 do módulo:
Você pode fazer isso soldando um botão diretamente na parte inferior da placa, nos pinos indicados na imagem acima.
Acionando o botão, você entra o modo de programação, e pode enviar programas para o ESP-01 utilizando a IDE do Arduino. Na imagem abaixo, o upload com sucesso do programa exemplo BLINK da IDE do Arduino:
Para fazer o teste com a IDE, não se esqueça de carregar a biblioteca ESP8266, que pode ser instalada no menu SKETCH => INCLUIR BIBLIOTECA => GERENCIAR BIBLIOTECAS. Na janela seguinte, procure por ESP8266 e clique em instalar:
Dúvidas na instalação da biblioteca? Confira o post Como instalar uma biblioteca na IDE Arduino.
O botão para habilitar o modo de programação serve também para você instalar ou atualizar o firmware do seu módulo wifi ESP8266 ESP-01 usando, por exemplo, o NodeMCU Firmware Programmer:
Para conferir como usar o NodeMCU Firmware Programmer e também maiores informações e projetos com os módulos ESP8266, acesse os outros posts sobre ESP8266 aqui mesmo no Arduino e Cia.